Atividades do curso

Atividade 1.1
A imagem da escola
Você já parou para observar como a escola é retratada? Quais imagens costumam representar a “ideia” de escola?

Atividade 1.2
Ingresso na Comunidade Virtual Redes de Aprendizagem, no e-ProInfo.

Atividade 1.3
Relação homem-técnica
Momento 1:
Hoje, há uma grande quantidade de vídeos na rede, em sites como o YouTube, Vimeo, entre outros.
Indicamos alguns vídeos para o(a) seu(sua) formador(a), visando a instigar reflexões e debates acerca da complexa relação homem-máquina. Seu(sua) formador(a) irá indicar os vídeos que considerou mais pertinentes para esse momento.
Momento 2:
Além dos vídeos, que tal buscar exemplos práticos na sua história que lhe ajude a observar essa problemática?
Sugerimos um foco especial aos processos de inteligência e aprendizagem. Busque identificar exemplos de comparação de tecnologias na realização de ações/trabalhos cotidianos e compare as influências/mudanças. Tente analisar diferentes estratégias e formas de raciocínio e a relação com as tecnologias de suporte.

Atividade 1.4
Reflexões sobre cenários de mudança

• Na sua opinião, de que forma mídias como televisão, jogos e Internet, modificaram as formas de agir e pensar de crianças e jovens da atualidade?

• Quais as implicações dessas mudanças na relação com as gerações anteriores (pais, educadores)?

• Como você percebe que essas mudanças estão a impactar o cotidiano das nossas escolas?

Para Refletir
Você está disposto(a) a abrir mão da posição de detentor(a) dos saberes e adotar uma conduta cooperativa de aceitação e respeito pelos saberes e interesses dos seus alunos?



Atividade 1.5
Registros auto avaliativos

Nessa atividade, propomos alguns questionamentos para auxiliá-lo em suas
reflexões pessoais sobre sua prática. São questões bastante pessoais, assim, a
realização pode ser de forma individual, sem a necessidade de partilha.
Questões para reflexão:
• Qual a sua postura frente ao erro?
• Como você age frente aos erros e equívocos dos seus alunos? Você concorda
que errar seja parte integrante e importante do processo de aprendizagem?
• E perante aos seus equívocos e incompletude? Como você reage quando
desconhece determinado assunto que os alunos questionam? Ou quando os
alunos trazem informações que descortinam aspectos conflitantes com o que você
trabalhou com a turma?


Atividade 1.6
Lidando com os erros e com a diversidade.

Para finalizar os estudos da Unidade, propomos brincar com as imperfeições e adversidades típicas do ser humano, utilizando a música Ciranda da bailarina, de Chico Buarque.
Os objetivos dessa atividade podem ser alcançados de muitas formas, desde possibilidades bastante simples, como, por exemplo, reunir o grupo e dançar em roda a ciranda da bailarina ou complementar a dança com dinâmicas mais elaboradas de criação de coreografias criativas e engraçadas, onde cada integrante seja desafiado(a) a criar.
Caso não consigam obter o áudio, podem, inclusive, cantá-la juntos.
Aproveitem! O mais importante é que a atividade seja agradável e interessante para o grupo!
Que tal registrar esse momento especial? Com uma simples câmera digital vocês podem realizar a gravação. E, se tiverem disponibilidade e interesse, podem publicar esse vídeo no YouTube e em nossa Comunidade Virtual para possamos todos acompanhar a celebração do grupo e vibrar em sintonia!
Por ser uma atividade de exercício da criatividade, é uma boa oportunidade para deixar fluir livremente uma atividade prazerosa com a música. Aproveite!
Ciranda da Bailarina de Chico Buarque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário